Notícias

06/12/2017

Você já ouviu falar de vídeos ASMR?


Conhecidos como “vídeos do soninho” podem lhe ajudar na insônia e aprender novas palavras em inglês

Por Augusto Jimenez, psicólogo e gestor educacional da Minds Idiomas



Divulgação

O significado da sigla faz jus aos efeitos causados nos internautas que se dispõem a assistir aos vídeos ASMR- Autonomous Sensory Meridian Response- ou em português – Resposta Sensorial Meridiana Autônoma- isso é a sensação que o corpo sente como reflexo da captação de ruídos e sussurros pela mente ao assistir esses materiais.

O assunto é relativamente novo, data 2010, e há muito debate no cenário nacional e internacional sobre a eficácia dessas imagens dispostas na plataforma Youtube. Entretanto, muitos cientistas, médicos, e psicólogos defendem à atenção equilibrada que podemos dar a esses vídeos, ou seja, assisti-los com moderação, como em tudo na vida. É aquele velho ditado: o excesso é o que faz mal.

Pois bem, alguns neurologistas defendem que por meio da monitoração das atividades neurais no momento que a pessoa está assistindo ao vídeo, podem-se decifrar partes complexas da mente. Outros chamam à atenção para o fato de alguns vídeos terem conotação sexual e por isso o telespectador deve ficar atento ao conteúdo.

O fato de existir um debate sobre o tema já é algo positivo. Muitas pessoas, de todo o mundo, afirmam que ao clicar nos vídeos e disporem um tempo, realmente com atenção, conseguiram dormir melhor, manter a concentração nos afazeres do dia a dia e ainda aprender novas palavras de forma relaxada. É o que já aconteceu com alguns alunos da rede Minds Idiomas. Assistiram aos vídeos que mostravam diálogos curtos, com uma voz suave, e acabaram aprendendo novos vocábulos em inglês. Incentivo aos estudantes à prática dos vídeos sempre de forma moderada. Afinal, precisamos estar concentrados nas tarefas diárias e as imagenssons escolhidos para esse material visual são de relaxamento, ideais para dormir, para o fim do dia, e não para as atividades corriqueiras.

Dito isso, seguem alguns benefícios relatados por internautas ao assistirem os vídeos ASMR antes de dormirem:

- Relaxaram mais rápido que o normal;

- Diminuiu a incidência de insônia no corpo;

- Aprenderam novas palavras em outro idioma;

- Conseguiram ser mais calmos no dia seguinte;

- Dormiram melhor. Sem tantos pesadelos e perturbações no sono;

- Diminuíram a ansiedade.

Como normalmente o interlocutor dos vídeos ASMR fala de forma pausada e o enquadramento leva à sensação que está falando 100% com o internauta, a mente tende a relaxar e poupar energia, e com isso diminuir adrenalina. Ocasionando a diminuição da ansiedade e possível estado de sonolência.