Notícias

23/10/2017

5 jogos manuais e online para aprender inglês


Os jogos já não são mais considerados apenas passatempos, além da diversão inerente eles passaram também a ter função de relaxar e aprender. A cada dia que passa as pessoas estão mais conectadas e com isso o acesso a cursos e informação é bem maior do que anos atrás. Hoje é muito comum as pessoas assistirem séries, filmes e novelas com objetivo de aprender um novo idioma ou aperfeiçoar o que já sabem.

“Sabemos que apenas jogar para ganhar já não é mais o objetivo das pessoas. Os jogos estão ganhando um espaço relevante dentro das casas, empresas e, principalmente escolas que usam tanto jogos de tabuleiro quanto de plataformas eletrônicas, para ensinar, relaxar e disciplinar alunos”, destaca a CEO da Minds Idiomas, Leiza Oliveira.

Ao contrário do que muitos pensam os jogos em inglês trabalham todas as partes do aprendizado. Por exemplo: há jogos que se adaptam ao grau de conhecimento, além de aprender a base estrutural também se aprende a parte gramatical do idioma. Já outros jogos auxiliam na pronúncia, as ferramentas de reconhecimento de voz ajudam a treinar e aprimorar a dicção.

Há ferramentas de repetição de vocábulos para memorizar e aprender diversas palavras. Também é possível praticar online com outros estudantes e falantes nativos por meio do fórum e das salas de bate-papo. Além disso, é possível acessar inúmeros jogos pelo computador, tablet ou smartphone (Android e iOS) com acesso à internet.

Pensando em como é importante se relacionar com pessoas de outras nacionalidades, viajar para outros países, e saber um novo idioma para uma possível vaga de emprego, a empresária Leiza Oliveira listou alguns jogos que podem incentivar sua caminhada até fluência do idioma.

Stop ou adedonha!
Você se reúne com um grupo de amigos, cada um com uma folha, e começa a formar uma tabela. Essa tabela tem colunas de categorias a preencher – e você pode fazer isso em inglês: “fruit” (frutas), “animals” (animais), “objects” (objetos), “countries or cities” (países ou cidades). 



The Legend of Zelda
O jogo conta com diálogos curtos e simplificados, o que facilita muito para os iniciantes. Os jogos de RPG mais antigos são boas opções para aprender inglês, pois eles foram desenvolvidos para crianças entre 8 a 12 anos. 

20 Questions ou Imagem & ação
Uma pessoa retira um papel que tem um objeto, animal ou alguém famoso. As outras devem descobrir usando até 20 “yes or no questions” (perguntas de sim ou não) - as perguntas devem ser em inglês! Outra opção bacana é o jogo Imagem & Ação, muito popular aqui no Brasil. Ele é em português, mas os jogadores podem adaptar os termos para o inglês e jogar normalmente.  

Scrabble
Foi criado em 1938. O jogo é composto por pecinhas com letras. Com suas peças, você precisa formar palavras e encaixá-las no tabuleiro, tentando alcançar um número máximo de pontos. Também existe um Scrabble dictionary (dicionário de Scrabble) para consultar se as palavras formadas existem. 


                                                                                        

BioShock
Este jogo é interessante, pois apesar de não ser rico em diálogos, ele desenvolve o inglês de forma visual. O BioShock cria referências com imagens, cartazes, frases e placas, o que facilita o aprendizado, pois o jogador vai similar uma imagem a determinada palavra ou vice-versa. 

Além dos jogos acima, Leiza também indica o Hangman, Who is Talking, Movie Show, The Right Time, Feel The Music, Finding The False Friends, Crossword, entre outros. Uma estratégia da rede Minds é disponibilizar alguns jogos nas próprias unidades incentivando desta forma a interação e aprendizado entre os jovens.